© 2019 por VIVIANE

Desenvolvimento Web

BIOGRAFIA

Viviane nasceu em França e veio para Portugal aos 13 anos de idade.
Aí, iniciou a sua carreira musical em 1990 quando formou juntamente com Tó Viegas o grupo ENTRE ASPAS, que após ter alcançado o 3º lugar no concurso de música moderna da Câmara Municipal de Lisboa, assinou contrato com a multinacional BMG tendo gravado 6 álbuns através dessa mesma editora.

 

Em 2001, grava igualmente o 1º CD do projeto coletivo LINHA DA FRENTE editado pela editora UNIVERSAL em 2002, ao lado de João Aguardela, Luís Varatojo, Dora Fidalgo, Janelo, Prince Wadada e Rui Duarte.


Em 2003 juntamente com Tó Viegas, edita através da sua própria editora a ZIPMIX Records, o 1º CD do projeto CAMALEÃO AZUL intitulado “O Sul”, baseado na poesia do escritor Fernando Cabrita.
Em 2005 após a extinção do grupo ENTRE ASPAS, Viviane inicia a sua carreira a solo com o álbum intitulado “Amores imperfeitos” seguido de “Viviane” editado em 2007.


Em 2008, Viviane integra o projecto “RUA DA SAUDADE” que homenageia o poeta Ary dos Santos, ao lado de três grandes cantoras da actual música portuguesa: Mafalda Arnauth, Susana Félix e Luanda Cozetti.


Deste projeto resultou um CD editado em 2009 intitulado “As canções de Ary”. Em 2010 é convidada pela região de Turismo do Algarve, para dar voz ao tema da campanha internacional "The most famous secret in Europe”.

 

O seu terceiro álbum foi editado em 2011 e tem por nome “As pequenas gavetas do amor”. Este CD dá continuidade á sonoridade muito própria de Viviane.

 

Dona de uma das vozes mais carismáticas e singulares da música contemporânea portuguesa, Viviane convida-nos a viajar através das suas canções onde se torna evidente a influência do Fado e da “Chanson francesa”.


O seu quarto álbum intitulado “Dia Novo” editado em 2014 em Portugal e no Benelux pela editora XANGO, tem sido alvo de excelentes criticas nos meios de comunicação social. Neste álbum, Viviane privilegia a voz, a interpretação, a guitarra portuguesa e convida uma vez mais o Fado e a “Chanson” a fazer parte das suas canções.


Em 2015, Viviane completou 10 anos de carreira a solo. Para comemorar esta data, editou no final do ano um “Best of”
intitulado "Confidências"; que reune as melhores canções dos seus 4 álbuns de originais e que incluí também um tema original intitulado "Fado do Beijo"; e uma versão do tema "Cantoras do rádio"; interpretado por Carmen Miranda em 1936.


Em 2016, Viviane é convidada a ser a primeira Artista Figuras 2016 pelo Teatro das Figuras em Faro e nessa condição, aí realiza 3 concertos diferentes representando várias fases da sua carreira bem como as suas várias facetas como artista.

Viviane faz uma mini tournée na Lituânia e toca em Paris na festa da rádio Alfa e na Gala da Associação Cap Magellan que teve lugar na Mairie de Paris.


Em 2017, Viviane realiza uma Tournée pela Letónia e Lituânia, tendo esgotado todas as salas por onde passou.


Em 2018, Viviane edita um novo CD intitulado "Viviane canta Piaf", uma homenagem à cantora francesa Edith Piaf.


Em 2019, Viviane realiza vários concertos pelo Quénia, Lituania e Alemanha e prepara um novo álbum de originais com saída prevista para o final do ano.